Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC
Alunas: Fatima Terezinha Lizareli
Marly Dias de Oliveira Cesario
Elainy Cristina dos Santos Lisboa
Atividade 1.1 – Reflexões Iniciais
Diante desse novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, e com a evolução tecnológica e de informação há a necessidade urgente também da evolução do ensino e da aprendizagem, levando as escolas a uma nova postura.
Estamos vivendo um momento em que o currículo deve ser restruturado visando novas formas de ensinar para atender a demanda de novas formas de aprender e de gestão do conhecimento, exigindo um novo perfil do aluno e principalmente do professor.
A escola deve considerar tais mudanças, uma vez que está sendo criada uma nova cultura de aprendizagem, não podendo ignorá-la. Nesse novo modelo, e ou nova cultura de ensinar o papel do professor não é mais o de transmissor de conhecimento, os conhecimentos estão a todo instante se alterando. A escola não é mais a detentora do saber, nesse novo modelo há a necessidade da troca de informações e conhecimento, possibilitando a mesma a importação e exportação de conhecimento através das ferramentas de comunicação.
É necessário que se desenvolvam novas competências, que fomente no aluno a capacidade da gestão metacognitiva, para além da aquisição de conhecimentos conceituais concretos, hoje provisórios, sendo o único meio de preparar o aluno do futuro para os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento, que além do conhecimento formal exigirá competências interpessoais, afetivas e sociais.
Se o acesso às informações está muito mais disponível, o papel da escola seria de criar um ambiente de diálogo em que o aluno seja capaz de desenvolver a capacidade cognitiva de seleção do fluxo informativo de novas informações de modo a organizar, interpretar, analisar, compreender e até mesmo comunicar as informações que chegam de forma desorganizada e difusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário