domingo, 8 de maio de 2011

Lousa Digital

Atividade 1.3

Lousa Digital
Você conhece a Lousa Digital? Sabe como ela funciona?
Sabe como utilizá-la, de maneira efetiva, para o aprendizado do aluno?


Fiquei sabendo da lousa digital ao participar de uma reunião com as coordenadoras de informatica. Não tive a oportunidade de ter contato com uma. Mas acho a ideia otima! Adoro tecnologia! Podia ter uma em cada sala de aula!

Estou fazendo a atividade 1.4, que é a pesquisa com os professores sobre as tecnologias que utilizam e qual a postura do aluno em relação a essas tecnologias, se ele é apenas um receptor, ou se é autor. Fiquei pensando, ao responder a pergunta sobre a lousa digital, na importancia de criarmos situações em que a postura do aluno em relação a  tecnologias não seja passiva. Não só no caso da lousa digital, mas todas as outras que já temos a disposição na escola. Essa questão foi levantada no curso de elaboração de projetos e achei importante comentar isso aqui. Acredito que esse é um grande desafio pra nós pofessores. Gostaria de responder com muita segurança que sei usar a lousa de maneira efetiva para o aprendizado do aluno, assim como outras tecnologias. Mas, confesso que não cheguei aí ainda. Mas, "desconfio", rs, que o caminho passa pela mudança da postura do aluno de passivo para ativo. Entendendo que essa "mudança de postura" não depende do aluno, mas da situação proposta pelo professor. o aluno deixa de ser receptor e passa a ser produtor, autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário